Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • David Aparecido de Oliveira - PR
  • Vereadores
    LEGISLATURA 2017-2020
    Presidente Atual
    David Aparecido de Oliveira
Webline Sistemas

Homenageados estão ligados às áreas de educação e cultura

 

 

A Câmara Municipal de Cândido Mota fez a entrega de dois títulos de cidadãos cândido-motenses, em sessão solene, presidida por David Aparecido de Oliveira (David Leiteiro), na noite desta quinta-feira, 12. Os homenageados foram o professor José Carlos Bertolli e o poeta Orlando Bueno Gouvea. A iniciativa das homenagens partiu dos vereadores Lu Zanchetta e Pastor Odair Dalla Pola, cujos Projetos de Decreto Legislativo foram aprovados por todos os vereadores. De acordo com David Leiteiro, os cidadãos mencionados contribuíram para a construção de Cândido Mota, se destacando pela exemplar atuação na vida privada e pública.  “Ambos são pessoas muito queridas e respeitadas, pois construíram uma honrosa e vitoriosa trajetória na comunidade, sendo exemplos de dignidade com a população e a família”, elogia o presidente da Câmara.

 

José Carlos Bertolli, 81 anos de idade, é natural de Boituva, estado de São Paulo, mas está estabelecido em Cândido Mota desde 1959, quando começou a dar aulas no bairro Água do Veado, localizado no perímetro rural do município. Bertolli, como é conhecido na comunidade, atuou como diretor escolar na maioria dos estabelecimentos de ensino pelos quais passou. O professor também teve sua participação política no município como vereador na legislatura de 1973 a 1976. E foi a primeira pessoa a assumir a função de Secretário Municipal da Educação, posição que ocupou em mais de um mandato. “É uma figura que, sem dúvida, trabalhou para o desenvolvimento de Cândido Mota, seja por meio da formação de inúmeros cidadãos na área educacional, seja na área política e até na área econômica regional”, comenta o vereador Lu Zanchetta, destacando que o professor também foi coordenador do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) no município de Cândido Mota, e organizador das atividades da AESAR (Associação de Empresas Supermercadistas de Assis e Região), em 1995.

 

Já Orlando Gouvea Bueno, 86 anos, natural Igaraçu do Tietê, estado de São Paulo, tem seu destaque na comunidade na área cultural e religiosa. Ele reside em Cândido Mota há 73 anos, tendo vindo para cá aos 13 anos de idade. Desses 73 anos, 11 foram vividos no Distrito de Frutal do Campo. Trabalhou no Grupo Nova América por 24 anos, onde aposentou-se em 1999. “Seu Orlando faz a diferença na comunidade com seu jeito simples, sensível e com um talento nato para a escrita que se reflete em seus singelos e emocionantes versos”, explica o vereador Odair. Orlando dedica-se a escrever poemas de temas religioso, homem do campo e românticos. Editou, por conta própria, 3 livros, que reúne uma coletânea de poemas acumulados ao longo da vida.  Em muitos de seus poemas, o poeta reflete as peculiaridades de Cândido Mota, como “Hino de Cândido Mota”, Poesia dedicada à Indústria de Bebidas Conti, Poesia de Cândido Mota, Poesia Dedicada à Nova América e Poesia do Agricultor. “Tenho longa história com o Seu Orlando, desde que trabalhamos juntos na mesma empresa, quando em nossos momentos de folga mantínhamos longas conversas. Até hoje Seu Orlando sempre deixa em minha caixa de correio um de seus poemas, aos quais leio com muito carinho e lhe agradeço sempre a consideração, admiro a dedicação dele a sua arte”, conta Lu Zanchetta.

 

 

 

A esposa Maria Aparecida recebeu as flores da esposa do vereador Lu Zanchetta, em saudação a toda a  família do homenageado José Carlos Bertolli.

 

A filha Raquel (ao centro) recebeu as flores da esposa do vereador Odair, em saudação à família do homenageado Orlando Bueno Gouvea.

Data: 13-12-2019 00:00:00


Próxima Sessão

SUSPENSAS ATÉ 31/05/2020


19h00

5ª Sessão Ordinária

Plenário da Câmara Municipal de Cândido Mota